top of page

Você Sabia?

A massagem é, e foi durante um longo tempo da história da humanidade, uma poderosa ferramenta no tratamento de patologias clínicas, tanto no Oriente quanto no Ocidente.


No Oriente, região onde obteve-se os mais antigos relatos escritos sobre a massagem, segundo Susan Mumford (p.10), através do "Tratado de Medicina Interna, do Imperador Amarelo" por volta de 2700 a.C., já prescrevia tratamentos à base de ervas, acupuntura e massagem.

Imagem 1- Disponível em:http://www.medicinachinesapt.com/tui_na.html


A história da massagem passou, também, por grandes potências do conhecimento mundial como Japão e Índia, com altos e baixos, até o momento onde, já no século XVIII, a medicina ocidental prevaleceu. No entanto, a redescoberta da Medicina Tradicional que "alivia, suaviza e revitaliza" (Mumford, p.10), através de movimentos que esfregam, empurram e pegam pontos específicos e reflexos do nosso corpo, retornou e, atualmente, o Shiatsu é reconhecido no Japão como um dos tratamentos oficiais.

O pai da medicina moderna, Hipócrates (460-377 a.C.) já registrava que "os médicos devem adquirir proficiência em diversas artes, mas particularmente na de friccionar" (Mumford, p.10). Além de Hipócrates, outros médicos, tanto gregos quanto romanos, também recomendavam a massagem, a dieta e os exercícios como forma de tratamento para problemas digestivos, neuralgias e outros alívios de dores, como as musculares.

A partir, então, do início do século XIX, quase um século após a massagem ser considerada ineficaz, Per Henrik Ling (1776-1839), precursor da Educação Física, elaborou e publicou um sistema de movimentos de massagem, após retornar de um longo período de imersão (em torno de sete anos) na cultura chinesa, onde aprendeu artes marciais e "Tui Na". Mais tarde esse sistema vem a ser conhecido como a massagem sueca, sendo utilizada até nos soldados feridos na Primeira Guerra Mundial.

Imagem 2. Disponível em:http://www.medicinachinesapt.com/tui_na.html


Agora, no século XXI, a Organização Mundial da Saúde (OMS), propõe a massoterapia como um dos tratamentos complementares e integrativos à saúde como forma de intervenção contra a dor e outros sintomas, inclusive no câncer. No Brasil, o Governo Federal (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, 2015) já está qualificando seus agentes de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, massoterapeutas, shiatsuterapeutas, entre outros) para atuar no atendimento no Sistema Único de Saúde.


Portanto, amigos, a massoterapia é um conjunto de técnicas muito sérias e que, para tratamentos de problemas clínicos, necessita de um profissional qualificado, habilitado e capacitado para tal, além de supervisão e autorização de um médico, como casos em que o paciente apresente varicozes, por exemplo.


Procure um profissional com pelo menos um curso técnico em massoterapia ou shiatsuterapia (mínimo de 1200 horas), e com especializações na área, como reflexologia podal, auriculoterapia e acupuntura, autorizados e certificados pelo MEC. O Centro Politécnico do SENAC, no Rio de Janeiro, entre outras instituições pelo Brasil, oferecem cursos com a devida excelência exigida.


A Harmonize-RIO oferece tratamentos personalizados para você e sua empresa com o devido respeito à sua saúde. Entre em contato e saiba mais.


Exija você qualidade. Sua saúde é o seu bem estar! Você mecere!


[1] MUMFORD, Susan. "A Bíblia da Massagem - o guia definitivo da massagem". Tradução Gilson César Cardoso de Souza - São Paulo: Ed. Pensamento, 2010. 1ª Edição; pág 10-13.

[2] Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS: atitude de ampliação de acesso. 2ªed, 2015. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/pnpic>. Acesso em 22/12/2015, 22:35h.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page